31/05/2022 17:01 | Saúde

Adolescentes de 12 a 17 anos devem tomar dose de reforço contra a Covid-19

Sesau emitiu Nota Técnica orientando as Secretarias de Saúde dos 102 municípios alagoanos


Adolescentes de 12 a 17 anos vão tomar a dose de reforço contra a Covid

Olival Santos/ Sesau


Ruana Padilha/ Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu Nota Técnica, nesta terça-feira (31), autorizando os 102 municípios alagoanos a aplicarem a dose de reforço contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. A vacinação é uma recomendação do Ministério da Saúde (MS), que autorizou os Estados a iniciarem a nova etapa da vacinação contra o novo coronavírus.

A orientação é que a dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, preferencialmente, com a vacina Pfizer e independente da dose aplicada anteriormente. De acordo com a Nota Técnica, em caso de falta do imunizante Pfizer, a Coronavac também poderá ser aplicada.

No caso de adolescentes imunossuprimidos, a recomendação é o uso somente da vacina Pfizer. Jovens grávidas e puérperas também devem ser imunizadas com a vacina da Pfizer e, em caso de não haver em estoque, também recomenda-se a utilização da vacina Coronavac.

O Ministério da Saúde ressalta que a mudança de estratégia de vacinação se dá pela diminuição da efetividade das vacinas com o passar do tempo. “A importância da vacinação completa é enfatizada na Nota Técnica, uma vez que existe uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 com o passar do tempo. Por isso, deve-se utilizar os imunizantes disponíveis no país para garantir doses de reforço para todos os indivíduos elegíveis”, diz o documento.