12/05/2022 15:04 | Saúde

Ações da Hemorrede de Alagoas são apresentadas ao governador Klever Loureiro

Hemoal tem mais de 40 mil doadores e pretende ampliar doações com aquisição de dois ônibus para coletas externas

Verônica Guedes e Alexandra Ludugero apresentaram ao governador um balanço das ações do Hemoal, em Maceió e Arapiraca

Pei Fon / Agência Alagoas


Fábia Assumpção / Agência Alagoas

A gerente da Hemorrede Pública de Alagoas, Verônica Guedes, e a hematologista Alexandra Ludugero apresentaram ao governador Klever Loureiro um balanço das ações desenvolvidas nas unidades do Hemocentro do Estado de Alagoas (Hemoal), em Maceió e Arapiraca, durante audiência no Palácio República dos Palmares, na manhã desta quinta-feira (12/05). 

Segundo Verônica Guedes, a Hemorrede de Alagoas presta não só atendimento aos doadores de sangue, mas atende aos pacientes com doenças hematológicas, hemofílicos e com doenças falciformes. “Atualmente, atendemos 300 hemofílicos e temos um ambulatório aberto no Hemoal que atende uma média de 90 pessoas por dia”, explicou a gerente da Hemorrede. 

As unidades do Hemoal no Estado têm quase 40 mil doadores de sangue cadastrados. “Temos um estoque suficiente para atender a rede hospitalar pública, com exceção de sangues do tipo negativo, que sempre são os mais difíceis de terem doadores”, salientou a gerente do Hemocentro. 

Com o crescimento da rede pública, que hoje conta com mais seis novos hospitais, Verônica Guedes ressaltou a necessidade de ampliar o número de doações de sangue. Por isso, um dos assuntos tratados com o governador Klever Loureiro foi acerca do andamento do processo licitatório para aquisição de dois ônibus, que serão usados para coletas externas. “Com esses ônibus poderemos aumentar em 40% o número de bolsas de sangue coletadas”, acrescentou.  “Nossa missão diária é salvar vidas e para que nenhum alagoano morra por falta de sangue”, finalizou.