02/07/2022 15:36 | Utilidade Pública

Abastecimento das 19 cidades da Bacia Leiteira é suspenso em virtude da qualidade da água no rio São Francisco

Devido ao elevado teor de turbidez da água fornecida aos consumidores, foi preciso suspender temporariamente as atividades do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, que atende a 18 cidades da região


Ascom Casal

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa à população que as chuvas intensas dos últimos dias e deste sábado (2) levaram grande quantidade de lama e sedimentos para o rio São Francisco, deixando a água bruta com elevado teor de turbidez e, por essa razão, imprópria para tratamento e distribuição aos moradores.

 

Por esse motivo, foi preciso suspender temporariamente as atividades do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, que atende a 18 cidades da região, e do sistema individual de abastecimento da cidade de Belo Monte.

 

A Casal reforça que, por lei, é impedida de distribuir água fora dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Técnicos da empresa seguem monitorando a qualidade da água bruta do rio São Francisco, especialmente em Pão de Açúcar, onde fica o ponto de captação e, tão logo for possível, o líquido será aduzido, tratado e distribuído novamente à população.

 

Recebem água do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira as cidades de Batalha, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira. O sistema individual de abastecimento de Belo Monte também precisou ser paralisado temporariamente neste sábado (2).

 

No Agreste, pela mesma razão da qualidade da água do rio São Francisco, os dois Sistemas Coletivos que atendem a 10 cidades da região foram desativados pela empresa Agreste Saneamento, que mantém com a Casal uma Parceria Público-Privada (PPP) e é responsável pela operação.

 

Em Traipu, cidade que também é abastecida com água do São Francisco, porém, por meio de um sistema individual, o serviço foi paralisado devido à grande quantidade de sujeira e sedimentos no rio. Já em Igreja Nova, o motivo da paralisação é um vazamento na adutora. Como muitas estradas vicinais e áreas rurais estão alagadas, os profissionais da Companhia estão com dificuldades para acessar o ponto do rompimento e efetuar o conserto da tubulação.

 

Enquanto isso, a Casal solicita encarecidamente que os moradores economizem água. Em caso de dúvidas, eles devem ligar para o Call Center 0800 082 0195.

 

Confira abaixo a nota emitida neste sábado (2) pela Agreste Saneamento.

 

A Agreste Saneamento informa que os Sistemas Adutor do Agreste (SAA) e Coletivo do Agreste (SCA) precisaram ser paralisados neste sábado (02) devido ao intenso volume de chuvas registrados nas últimas horas, que impactam diretamente na qualidade da água do Rio São Francisco.

 

Cabe ressaltar que a suspensão temporária visa manter a oferta da água dentro dos padrões exigidos pela legislação. Neste sentido, durante a interrupção, os processos de tratamento também passam por manutenção a fim de garantir que a retomada ocorra no menor tempo possível.

 

A Agreste Saneamento reforça o seu compromisso no cuidado com a água, as pessoas e a preservação ambiental e solicita que a população, neste momento, utilize o recurso hídrico com ainda mais racionalidade.