27/03/2023 11:31 | Institucional

“A Clara do passado teria muito orgulho da Clara de hoje”, diz última homenageada do Mês da Mulher na Seinfra

Engenheira conta sua trajetória marcada pela determinação e perseverança

Clara Lopes de Lima encontrou na Engenharia Civil a oportunidade de transformar realidades

Lula Castelo Branco / Ascom Seinfra

Camylla Klévia / Ascom Seinfra

Para comemorar o mês que homenageia a força, a resistência feminina e todas as conquistas alcançadas com muita luta, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), montou uma série de reportagens especiais somente com mulheres.

A cada nova semana de março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, histórias inspiradoras protagonizadas por servidoras foram contadas. Experiências de vida de mães, avós, tias, esposas, irmãs, trabalhadoras… mulheres. Relatos que têm como objetivo enaltecer ainda mais toda a força, a dedicação e a contribuição dada por elas no serviço público, na vida e no mundo.

A Seinfra, assim como todos os outros órgãos públicos administrados pelo governo de Alagoas, defende a ideia de que respeitar, valorizar e incentivar o crescimento feminino é dever de todos, todos os dias.

A quarta e última entrevistada desta série é Clara Lopes de Lima, engenheira, amante dos animais, adepta aos esportes, apaixonada pela vida, família e amigos, que encontrou na Engenharia Civil a oportunidade de transformar realidades.

“Ali me deu um estalo e eu disse: é isso que eu quero ser, eu quero contribuir para a construção de muitos sonhos”, diz Clara, quando questionada porque escolheu a Engenharia como meio de atuação. A engenheira relata que essa ‘virada de chave’ se deu em 2010, quando ela e a família visitavam cidades do interior de Alagoas atingidas pelas fortes chuvas que causaram muitos transtornos e deixaram muitas famílias desabrigadas.

Clara possui especialização em Gerenciamento e Construção de Obras e, atualmente, exerce o cargo de supervisora de Orçamentos para Habitação da Seinfra. Na secretaria ela e toda a equipe de políticas habitacionais contribuem ativamente para o andamento do Programa Vida Nova nas Grotas, executado pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Infraestrutura.

Antes de fazer parte do quadro de funcionários do órgão público, Clara trabalhou para construtoras, participou, de maneira terceirizada, de obras do governo de Alagoas e, também, atuou na construção de obras verticais e horizontais.

A entrevistada conta que o maior presente que recebeu ao chegar na Seinfra foi poder participar da construção de casas nos municípios atingidos pela cheia de 2010. “Quando cheguei, eu ia para outro setor, mas acabei ficando no setor de habitação, justamente o responsável pela construção das casas atingidas pelas chuvas de 2010. Esse foi um dos maiores presentes que a vida me deu”, conta emocionada.

Clara é mãe de pet, 'crossfiteira', ama viajar e é muito ligada a causas sociais. Para além do trabalho que desempenha na Seinfra, ela também atua em duas ONG’s, uma que presta ajuda a outras ONG’s e uma segunda que dá aulas para crianças carentes.

Para a servidora, esse é um meio de retribuir todo o amor que recebeu durante toda a vida. Ela conta que quando tinha apenas três anos de idade seus pais se separaram e ela nunca teve uma figura paterna como referência. No entanto, sempre foi cercada de muito amor e influenciada por mulheres muito fortes.

Sobre a história de luta e a importância da mulher na sociedade, Clara é muito precisa: “a mulher é o nosso primeiro lar, tudo começa pela mulher, ela é um dos pilares, dela é o controle sobre a casa, sobre os filhos, sobre as despesas”.

A engenheira confessa que já enfrentou situações muito complicadas, onde teve que se impor, conquistar seu espaço, para ter sua capacidade e trabalho reconhecidos. Já passou por momentos em que pensou em desistir, mas se alegra com o caminho que percorreu. “A Clara do passado teria muito orgulho da Clara de hoje!”.

Ela acrescenta que ainda há muito a ser conquistado pelas mulheres, como a equidade salarial mas, se alegra muito com tudo que já foi conquistado e exemplifica com a eleição da primeira mulher ao cargo de presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), a também engenheira civil Rosa Tenório.

Clara encerra encorajando as mulheres a seguirem em busca de seus sonhos e parabenizando o governador Paulo Dantas pelo espaço e valorização dada a elas em sua gestão. Além disso, diz que estar na Secretaria de Infraestrutura tem um valor ímpar e um crescimento sem igual para sua vida pessoal e profissional.