06/02/2023 12:57 | Segurança

SSP

6º Estágio de Plano de Defesa tem a participação das forças de segurança do Nordeste

Representantes dos nove estados da região e também da Polícia Rodoviária Federal estão engajados na capacitação


Abertura contou com a presença do secretário Flávio Saraiva e do executivo de Gestão Penitenciária da Seris, policial penal Milton Pereira

Roberison Xavier


Roberison Xavier / Ascom SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas deu início ao 6º Estágio Técnico para Plano de Defesa, que tem como objetivo capacitar representantes das forças de segurança do Nordeste no combate às ações de Domínio de Cidades ou “Novo Cangaço”, consideradas ocorrências de alta complexidade. A capacitação visa preparar as polícias para uma resposta rápida e aceitável frente à ação de organizações criminosas.


O evento, que segue até quinta-feira (9), no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá, teve abertura solene com a presença do secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, e do secretário executivo de Gestão Penitenciária da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), policial penal Milton Pereira.


Participam da capacitação policiais civis, militares, penais e bombeiros militares de Alagoas e representantes das forças de segurança de todo o Nordeste. No total, 73 profissionais vão receber as instruções ao longo do evento, que será encerrado com um exercício que simulará uma tentativa de assalto a um banco e também a um carro de transporte de valores.


Na abertura do 6º Estágio, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar três palestras, que foram ministradas pelo agente da Polícia Federal Ricardo Matias e dois integrantes da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, o cabo Samir Rodrigues e o tenente-coronel Vinícius de Souza.


“O Estado de Alagoas está de parabéns, porque vem fazendo, por meio da SSP, um trabalho de prevenção. Diferente das outras edições que viemos aqui ministrar as instruções, neste estágio contaremos com a presença de representantes de todo o Nordeste e isso demonstra o quanto Alagoas está preocupada não só com seu território, mas também em blindar todos os entes federativos que estão na região. Isso faz com que a região que é a mais atacada no Brasil, no tocante aos crimes violentos contra o patrimônio, seja uma região forte, segura e com uma equipe de policiais pronta para fazer a prevenção e se caso for, o enfrentamento direto”, afirmou o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM sul-mato-grossense, tenente-coronel Vinicius Souza.


Essa integração entre os estados nordestinos é bastante importante na avaliação do secretário Flávio Saraiva, que disponibilizou o efetivo alagoano para que os demais estados possam também reproduzir a capacitação em suas localidades.


“O que queremos é fortalecer o trabalho conjunto e preventivo. Temos obtido excelentes resultados aqui no nosso estado quanto ao trabalho integrado das forças de segurança pública e também entre outros órgãos, como por exemplo, a Seris, que inclusive fez conosco o último estágio dentro de unidades prisionais. Queremos ampliar a atuação de combate a esse tipo de crime que tanto tem prejudicado o nosso país. Estar recebendo o efetivo das outras unidades da federação já é uma grande demonstração de que estamos todos alinhados e preocupados em melhorar a qualidade de vida do povo nordestino”, disse Flávio Saraiva.


Também estiveram presentes na abertura do evento o chefe especial de Inteligência da SSP e coordenador do estágio, major Raumário Gerônimo; o delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier; o comandante do policiamento da capital da PM (CPC), coronel Pedro Moura; o subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, coronel Jammerson de Lima; o perito especialista em explosivos Gerard Deokaran, da Polícia Científica de Alagoas; e representantes da Caixa Econômica Federal e das empresas Brinks e Prossegur, entre outras autoridades.